top of page

Acadêmica de Letras/Espanhol participa de intercâmbio em Assunção (Paraguai)


Discente Maria Eduarda, seu orientador, sua coorientadora e supervisora.
Discente Maria Eduarda, seu orientador, sua coorientadora e supervisora.

A discente Maria Eduarda Padilha Peixoto, do 3º ano do curso de Letras - Português/Espanhol, da UEMS/Dourados participou de um intercâmbio acadêmico em Assunção (Paraguai), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Internacional (PIBIDin). 

Durante o intercâmbio, desenvolveu atividades no Centro Educacional Los Laureles (CEL), com o objetivo de executar seu projeto intitulado: “O ensino de literatura brasileira para paraguaios e a importância da leitura, ensino e aprendizagem das culturas brasileira e paraguaia atreladas a práticas pedagógicas em sala de aula”.


O trabalho foi realizado sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Henrique Pressotto (UEMS), com coorientação da Profa. Dra. Amanda Lopes Freitas (UNA, IGR) e supervisão da Profa. Ariane Haesbaert (CEL, UNA). 



ree

Maria Eduarda apresentou aos estudantes aspectos da literatura brasileira e, ao mesmo tempo, realizou uma imersão na cultura e na produção literária paraguaia, com o propósito de compartilhar esse conhecimento com colegas e docentes no Brasil. Sua atuação também se estendeu à Universidade Nacional de Assunção (UNA), onde participou de atividades no Instituto Guimarães Rosa (IGR). 

ree

Em seu relato pessoal, Maria Eduarda destacou os aprendizados vivenciados durante o intercâmbio: 

ree

"Foi uma experiência rica e desafiadora no começo. Agradeço a UEMS e aos meus orientadores por todo o auxílio, foi enriquecedora a experiência, pois fiz uma imersão na cultura e língua do país, conhecendo pessoas, lugares, e um pouco mais da história e literatura do país. Também pude acompanhar aulas de diferentes professores, aprendendo novos métodos de aplicação em sala de aula, atividades e dinâmicas. Levarei essa experiência para a vida toda, com gratidão, pois foi de extrema importância para minha formação, ensinei e aprendi muito com os discentes e docentes da escola e universidade.” 


O projeto evidencia a importância de iniciativas que promovem a internacionalização do ensino e a formação docente por meio de vivências práticas e interculturais, ampliando os horizontes acadêmicos e pessoais de futuros(as) professores(as).  

Que essa experiência inspire mais estudantes a se envolverem em projetos tão enriquecedores. 


Comments


bottom of page