Curso de Letras participa da abertura do projeto "Dourados Sem Misoginia"
- EVILA PIRIS VERMIEIRO
- 19 de jul.
- 1 min de leitura

No dia 19 de março de 2025, acadêmicas e acadêmicos do curso de Letras - Português/Espanhol da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS-Dourados) participaram da abertura do curso de formação “Dourados Sem Misoginia”, uma iniciativa pioneira no Brasil, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. O projeto tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a misoginia e seus impactos no ambiente escolar, formando educadores comprometidos com uma cultura de respeito, equidade e prevenção à violência.
A convite da Profa. Adma Cristhina Salles de Oliveira, integrante do Conselho Municipal do Direito das Mulheres e representante das mulheres negras, o curso de Letras marcou presença na cerimônia de abertura, que contou com momentos de fala, reflexão e uma impactante performance artística sobre a violência vivida por muitas mulheres. A apresentação emocionou os participantes e reforçou a urgência desse tema.


O professor Jonas, egresso do curso de Letras e atual representante da SEMED na coordenação do projeto, também esteve presente. Sua participação reafirma o compromisso social do curso com a formação de professores engajados na defesa dos direitos humanos.
Com carga horária de 100 horas, a formação se estende de abril a agosto e é voltada a professores e demais interessados. A metodologia inclui encontros online e um encerramento presencial, com emissão de certificado ao final. Trata-se de uma ação educativa de grande impacto, que une conhecimento, compromisso ético e atuação cidadã no enfrentamento da misoginia.

Comments